A dura verdade é que, até aos mais dedicados, custa treinar com este frio. No entanto, apesar do quentinho da cama chamar por nós, há que combater esse impulso e manter a nossa rotina de atividade física. Até porque treinar no Inverno tem as suas vantagens:
- Maior queima de calorias. Devido ao frio o nosso organismo necessita de mais energia para se manter em funcionamento, logo qualquer esforço que faça, exige um maior gasto calórico. O metabolismo fica mais rápido, portanto esse gasto calórico extra, acompanhado de exercício físico e uma dieta equilibrada, são a receita ideal para a redução de gordura.
- Melhor desempenho. Com as baixas temperaturas não vai ficar cansado tão rapidamente, logo a sua frequência cardíaca mantém-se baixa por mais tempo e vai obter melhores resultados.
- Boa disposição. É comum que as pessoas fiquem mais deprimidas no Inverno. Praticar exercício físico aumenta a concentração de endorfina, substância que promove o bem-estar e ajuda no tratamento da depressão, que é libertada entre 24 a 48 horas após o treino, por isso quem treina regularmente sente os benefícios durante toda a estação.
- Sono equilibrado. Nem sempre o sono está totalmente relacionado ao número de horas dormidas, às vezes tem a ver com as horas “mal dormidas”. Está provado que as pessoas que estão habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana dormem melhor e ficam mais despertas durante o dia.
- Maior resistência física. Quem treina frequentemente está menos sujeito a infeções respiratórias, pois o exercício físico aumenta a imunidade evitando assim as tão indesejáveis gripes.
MUITO IMPORTANTE: Com as temperaturas baixas o corpo demora mais tempo a aquecer. É de extrema importância dar o devido valor ao aquecimento antes do treino e aos alongamentos após o mesmo para evitar lesões.
Sem comentários:
Enviar um comentário