Deverão os escalões de formação ter o mesmo padrão de jogo
da equipa sénior? NÃO!
O objectivo do clube deve ser FORMAR, não ganhar. A diferença
está na atitude a transmitir aos atletas e nas etapas de aprendizagem em cada
escalão. Deverá haver acompanhamento
escolar. Deve existir um coordenador técnico da formação, e cada
escalão deve ter um treinador e um director desportivo.
Para os TREINADORES, no final da época, os objectivos deverão ser os
seguintes:
Escolinhas - atletas
habituados a receber e transportar a bola com a sola do pé;
Sub 11 - atletas dominam os fundamentos técnicos individuais,
incluindo recepções direccionadas com a sola do pé;
Sub 13 - atletas dominam os fundamentos defensivos do jogo
(individuais e colectivos):
contenção, equilíbrio, cobertura defensiva e concentração (espaço);
contenção, equilíbrio, cobertura defensiva e concentração (espaço);
Sub 15 - atletas dominam os fundamentos ofensivos do jogo
(individuais e colectivos):
espaço (largura e profundidade), penetração, dinâmica e cobertura ofensiva;
espaço (largura e profundidade), penetração, dinâmica e cobertura ofensiva;
Sub 17 - atletas dominam todos os aspectos defensivos e ofensivos do
jogo;
Sub 19 - atletas dominam todos os aspectos do jogo, quer técnicos
quer tácticos, de modo a estarem preparados para qualquer solicitação à equipa
sénior.
Sem comentários:
Enviar um comentário