quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ações de formação para professores dedicadas à aprendizagem do futsal


A Federação Portuguesa de Futebol e o Ministério da Educação e Ciência, através da Divisão do Desporto Escolar da Direção-Geral da Educação, promovem, em parceria, a organização de ações de formação para professores, sob o tema “Pressupostos Metodológicos na Aprendizagem do Jogo Futsal”. Estas acções inserem-se no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento do futsal, e pretendem, por um lado, elevar a qualificação dos agentes ligados à modalidade, tornando o "produto final" (futsal) de maior qualidade,e por outros aumentar o número de praticantes em todos os âmbitos de prática e em todos os escalões etários.

A primeira acção está integrada no programa da fase final das Taças Nacionais de Futsal e será ministrada pela equipa técnica nacional de futsal da FPF. Decorrerá, entre 26 e 30 de junho, no pavilhão dos desportos de Vila Real, com o apoio da Associação de Futebol de Vila Real e da Câmara Municipal de Vila Real, contando já com 58 professores inscritos, oriundos de 28 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança Viseu e Porto.

O futsal é, atualmente, um dos jogos desportivos coletivos mais praticados em Portugal, assumindo-se como uma modalidade com características e especificidades próprias. O futsal permite uma aprendizagem dos princípios do jogo de forma simplificada, dado a sua organização estrutural (5x5), auxiliadora na compreensão de uma determinada organização funcional do jogo, a maioria das vezes transferível para outros jogos desportivos colectivos.

Sem comentários: