quinta-feira, 27 de junho de 2013

Michelle Brito

Michelle Brito, número 131 do ranking WTA, obteve um resultado histórico em Wimbledon ao bater a russa Maria Sharapova (3ª do ranking WTA) em dois sets, por 6-3 e 6-4, na segunda ronda do torneio britânico. A tenista portuguesa não se deixou intimidar pela ex-líder mundial, e causou sensação nos courts de Londres, conquistando o maior feito da sua carreira e do ténis português.


Com este resultado, Michelle Brito passa à terceira ronda de Wimbledon onde vai defrontar a italiana Karin Knapp, que se encontra no 104.º lugar do ranking. Este feito permite também à tenista igualar a melhor prestação de sempre de portugueses em Grand Slams: Frederico Gil e a própria Michelle Brito, alcançaram os 16 avos-de-final no Open da Austrália em 2012 e em Roland Garros 2009, respectivamente.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ações de formação para professores dedicadas à aprendizagem do futsal


A Federação Portuguesa de Futebol e o Ministério da Educação e Ciência, através da Divisão do Desporto Escolar da Direção-Geral da Educação, promovem, em parceria, a organização de ações de formação para professores, sob o tema “Pressupostos Metodológicos na Aprendizagem do Jogo Futsal”. Estas acções inserem-se no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento do futsal, e pretendem, por um lado, elevar a qualificação dos agentes ligados à modalidade, tornando o "produto final" (futsal) de maior qualidade,e por outros aumentar o número de praticantes em todos os âmbitos de prática e em todos os escalões etários.

A primeira acção está integrada no programa da fase final das Taças Nacionais de Futsal e será ministrada pela equipa técnica nacional de futsal da FPF. Decorrerá, entre 26 e 30 de junho, no pavilhão dos desportos de Vila Real, com o apoio da Associação de Futebol de Vila Real e da Câmara Municipal de Vila Real, contando já com 58 professores inscritos, oriundos de 28 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança Viseu e Porto.

O futsal é, atualmente, um dos jogos desportivos coletivos mais praticados em Portugal, assumindo-se como uma modalidade com características e especificidades próprias. O futsal permite uma aprendizagem dos princípios do jogo de forma simplificada, dado a sua organização estrutural (5x5), auxiliadora na compreensão de uma determinada organização funcional do jogo, a maioria das vezes transferível para outros jogos desportivos colectivos.

"Treino pautado no jogo a ser jogado"

Em 2009, o responsável pela preparação física da equipe do FC Barcelona, Francisco Seirul-lo Vargas (nesse cargo desde 1994), num congresso em Espanha, surpreendeu o mundo, mostrando que o treino físico era sempre realizado de forma integrada com os objetivos do treinador, e elaborado para contribuir para a construção do modelo de jogo adotado. "Os treinos do FC Barcelona são pautados no jogo a ser jogado". As avaliações dos jogadores são qualitativas, realizadas no próprio jogo! Não há RASTs, Yo-Yos, Boscos, Testes de Velocidade de Limiar de Lactato, Altura de Salto, etc. A melhor avaliação é o futebol apresentado e o resultado dos jogos.  Não existe um único exercício sem bola, que não coloque o atleta numa situação específica de jogo. Passados alguns anos, os resultados estão à vista.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cursos de Treinador de Futsal

Segundo notícia publicada ontem no site da FPF, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), já autorizou a realização de novos cursos de formação de Treinadores de Nível I, II e III.
As indicações sobre os procedimentos e da abertura dos respectivos cursos, serão conhecidos até ao fim deste mês.
Finalmente foi desbloqueada a situação, aguardando-se agora por parte da Federação e das Associações, a divulgação de mais informações.