De acordo com um estudo levado a cabo pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL), os alunos que fazem exercício físico apresentam melhores resultados académicos. O estudo resulta de uma investigação assente na análise de três mil alunos, ao longo de cinco anos, apresentando resultados claros: os jovens com aptidão cardio-respiratória saudável tiveram um maior somatório das classificações a Português, Matemática, Ciências e Inglês.
Luís Sardinha, diretor do Laboratório Exercício e Saúde da FMH, afirma que existe "tendência a sobrevalorizar a parte biológica” dos benefícios do exercício físico. Este estudo comprova ainda que os "alunos insuficientemente ativos", que não cumprem as recomendações de atividade física diária (pelo menos 60 minutos por dia de actividade física moderada e vigorosa), têm maior probabilidade de serem pré-obesos ou obesos.
Para o coordenador do estudo, o resultado mais inovador desta investigação - feita em parceria com o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a autarquia de Oeiras - é o demonstrar que o aumento da atividade física tem reflexos "na parte psicológica, uma dimensão que tem sido menos estudada", nota. "Face à dimensão da amostra", o investigador admite que os resultados possam ser extrapolados para a população escolar.
O que se concluiu foi que os alunos do 3º ciclo com aptidão cardio-respiratória saudável têm melhores classificações a Matemática e a Língua Portuguesa e que, no geral, os alunos com aptidão cardio-respiratória saudável têm um maior somatório das classificações a Português, Matemática, Ciências e Inglês. Ou seja, o exercício físico tem efeito positivo no aproveitamento escolar, uma conclusão que estava sobretudo estudada em idades mais novas, nota.
"Esta linha de investigação vem demonstrar a importância do jogo e atividade física informal e organizada para todas as crianças em contexto escolar", defende Carlos Neto, presidente do Conselho Diretivo da FMH/UTL. Esta é mais uma investigação que aponta a atividade física como o caminho para um desenvolvimento equilibrado e saudável.
1 comentário:
O problema está na mentalidade da sociedade em geral que julga que apenas as disciplinas ditas importantes é que formam uma pessoa.
Esquecem-se do caso da educação física que, como disseste, contribui bastante para melhores resultados em todas as outras áreas. É importante salientar que a prática do exercício físico desenvolve muitas outras características importantes: o espírito de sacríficio, o saber trabalhar em equipa, etc.
Agora puxando a brasa à minha sardinha, o mesmo acontece com as artes visuais. Normalmente a disciplina de Educação Visual é sempre a menos importante... mas ela não serve para por os alunos todos a desenhar bem! O contacto com a arte desenvolve a criatividade e a imaginação, o saber resolver problemas de maneira diferente e tornar o aluno sensível ao mundo que o rodeia, esses são os verdadeiros objetivos.
Mas o mal não está só nestas disciplinas. Mesmo a matemática ouve-se muitas vezes: "Para que é que estou a dar esta matéria, nunca vou utilizar isto na vida!" Apesar de haver coisas importantes a reter para o dia a dia, a matemática desenvolve o raciocínio e a capacidade de abstração.
Por tudo isto, a educação dos alunos deve englobar sempre um grande leque de diferentes disciplinas para se tornarem os cidadãos fortes e independentes de amanhã.
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