terça-feira, 27 de novembro de 2012

Atleta - Alexander Karelin

Nenhum atleta é tão conhecido como o Pelé, ou tão rico como o Schumacher.

Alexander Karelin, nasceu na Rússia e foi atleta de luta greco-romana. Conhecido como o "urso russo", foi 12 vezes campeão europeu, 9 vezes campeão mundial e tricampeão olímpico. Esteve 13 anos sem perder. Pesava menos de 100kg, com apenas 7% de gordura na massa corporal. A sua força era descomunal, treinava diariamente na neve da Sibéria e inventou uma manobra chamada "Karelin Lift", onde enganchava os braços no peito do adversário e levantava-o sobre os ombros. A supremacia dele era extrema, a maioria dos adversários desistiam, dois vice-campeões olímpicos saíram da arena a meio da luta.
Após 13 anos, o russo perdeu uma luta, foi a sua primeira e última derrota internacional. Depois de 3 minutos sem pontuação, o adversário conseguiu 1 ponto. Desesperado e cansado, não conseguiu reverter a vantagem, numa cena quase surreal, em que o comentador vai perdendo a compostura e no fim diz "acreditam em milagres?".
Actualmente, tem o curso de Engenharia Eléctrica e é deputado pela Sibéria.

Modalidades diferentes, realidades diferentes. Não muito conhecido, não muito rico... Será que algum atleta é melhor que o Karelin?

Sem comentários: